quinta-feira, 1 de maio de 2014

Compras na fronteira - Jaguarão (Parte 1)

Olá meus amores
Não, eu não morri ;) Ai que vergonha!
Mais um feriad(ã)o se aproxima e pra boa parte dos gaúchos, feriado prolongado significa VIAJAR PRA FRONTEIRA. A tríade Chuí, Jaguarão, Livramento é o destino favorito daqueles que querem fazer compras sem ir à falência aloooooo carga abusiva de impostos.
Estive em Jaguarão há duas semanas e vim aqui, fazer um roteirozinho básico do que vale a pena.

Vem comigo, no caminho eu te explico.

Pra quem não conhece, Jaguarão é uma cidadezinha fofa situada na fronteira com o Uruguai, pra ser mais específica, com a cidade de Rio Branco, localizada a 395km de Porto Alegre, o que dá umas cinco horas de carro. Das três cidades que eu mencionei, ela é a minha favorita. Sabe aquelas imagens de cidade de colonização portuguesa, com as casinhas coloridas com detalhes em branco? Jaguarão é quase toda assim.



A cidade é pequena, algo em torno de 25 mil habitantes, então eu SEMPRE recomendo reservar hospedagem. Como a cidade fica perto de Pelotas, o fluxo aumenta muito em feriados e recessos das universidades da região.

Onde ficar?
Costumo ficar no Hotel Sinuelo tinto doce, mas infelizmente dessa vez não conseguimos vaga, então acabamos indo para uma pousada nas proximidades, a Artisan. A pousada é uma graça, conta com um bazar com objetos de decoração lindíssimos – comprei um porta-chaves em bronze com gatos muito bonito. Destaco as peças em porcelana, os conjuntos de acessórios para lareira (a minha é elétrica, então não rolou) e os chaveiros e pesos de papel alusivos a cursos de graduação – a cidade abriga um campus da UNIPAMPA, então a presença de universitários é constante.

Lado negativo: a acústica do local. Sério. Era possível ouvir a circulação dos outros hóspedes pelos corredores, o que se torna um inferno depois de horas de estrada. Mesmo assim recomendo, o local é bonito e bem arrumadinho.

O que visitar?
Se você não pretende passar todo o seu tempo batendo perna nas lojas, é bom ter uma ideia das opções na cidade.

Museu Dr. Carlos Barbosa
O casarão histórico, foi construído em 1886 e transformado em museu em 1977, contém uma coleção sofisticada de louças, obras de arte, fotografias, objetos pessoais e mobiliário, característicos do final do século XIX e início do século XX. Foi a primeira residência da cidade a ter luz elétrica e ainda conserva lâmpadas originais em funcionamento. Funcionamento: de terça a sábado, das 09h às 11h e das 14 às 17h.  Telefone: 3261 1746.

Igreja Imaculada Conceição
Destaque para os altares esculpidos em mármore europeu. Visitas podem ser agendadas na Secretaria da Igreja, que funciona de segunda à sexta das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h, e aos sábados das 9:00h às 12:00h.

Teatro Esperança
Palco de apresentações de grandes companhias nacionais e internacionais além de espetáculos circenses. O teatro possui uma excelente acústica e em seus bastidores pode se movimentar até oito cenários. É um grande marco do engajamento da cidade com a movimentação cultural e artística do país e do Uruguai.

Casa de Cultura
O local onde funciona, atualmente, a Secretaria de Cultura e Turismo de Jaguarão é considerado uma das relíquias arquitetônicas do estado gaúcho. O prédio compõe o conjunto de edificações históricas que configuram o entorno da Praça Dr. Alcides Marques. Seu primeiro uso, ainda no século XIX, foi residencial e nos primeiros anos do século XX passou a funcionar como educandário, ligado a ordens religiosas. Em seguida, passou a ser sede do Poder Judiciário e funcionou como Fórum da Comarca até o ano de 1994. Em 1996 foi transformado em Casa de Cultura, passando a promover diversas atividades como oficinas, exposições de arte e mostras culturais.

Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão
Fundado em 1966, é responsável pela salvaguarda de artefatos e documentação histórica sobre a cidade e região. Sediado no prédio do antigo Partido Libertador, abriga o Museu Alfredo Varela, arquivo histórico e biblioteca. Horário de funcionamento: de terça a sábado. Das 9:00h até 11:30h e das 14:00h até 17:30h .Fone: (53) 3261-9063.

Além disso, Jaguarão contém algumas praças bastante agradáveis, mas essas informações podem ser obtidas no site da Prefeitura ou numa busca rápida no Google, preferi priorizar aquelas opções que exijam um agendamento prévio ou que tenham horário de funcionamento – ninguém merece dar de cara na porta.

Mas o interesse é em compras mesmo?

Bora pra Parte 2!
Related Posts with Thumbnails

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...