terça-feira, 10 de maio de 2011

Por que o fechamento da Azaleia no RS me deixou tão triste.

Oi meus Amores!

Tudo bem com vocês?

Nossa, quanto tempo! Nem acredito que minha última postagem foi há tantos dias. Pra vocês terem uma ideia da correria, teve acúmulo de provas, trabalhos e tudo o mais.
Pelo menos nessa correria toda eu consegui fazer a extração do meu último siso. Daqui a duas semanas coloco o aparelho luxo igual ao da Anita!

Hoje quando abri a Zero Hora vi uma notícia que me deixou chateada. A marca Azaleia encerrou suas atividades aqui no RS.



A notícia me entristeceu. Não só pela queda na fabricação calçadista no Estado, nem pelas pessoas que precisaram ter seus postos de trabalho realocados (aproximadamente 800) mas porque o fechamento de empresas do ramo por aqui já não é novidade. E por que isso acontece? Ok, a carga tributária no estado é abusiva, eu sei, mas na verdade esse fechamento é reflexo de um comportamento um tanto quanto... como direi... alienado por parte de muitos consumidores.

Tá Hannah, e porque tu tá descendo o cacete nos consumidores? Simples: porque tem muita gente por ai que prefere gastar R$20,00 em um sapato xexelento, que machuca o pé, a unha, deixa aquele cheirinho e se desmonta depois de um mês do que investir um pouco mais em um calçado de qualidade. Isso sem falar que a maioria desses calçados vêm da China e as condições de trabalho lá são trash desumanas.
Eu não estou em hipótese alguma dizendo que vocês devem gastar uma fortuna em um único par, mas pagar barato por um calçado de baixa qualidade, além de doer no pé e no bolso - porque dali a pouco lá vai você, comprar outro sapatinho - reflete direto na nossa economia. Pra vocês terem uma ideia, só a Azaleia era responsável por 30% da arrecadação do município, isso sem falar na loucura pra conseguir recolocar no mercado todo o pessoal que ficou sem trabalho.

Então Bonitona, na hora de abrir a carteira, vamos parar um pouquinho e pensar se o investimento vale a pena, porque dá sim pra comprar sapatos brasileiros de qualidade, que vão durar mais de uma estação e que não vão machucar, tipo a própria Azaleia, a Bottero, a Tanara, a Beira Rio, a Via Uno além de tantas outras.



Desculpem pelo desabafo, mas como gaúcha, eu cresci tendo a Azaleia como referência e me entristece ver uma empresa tão grande atravessando esse tipo de problema.
Gostaria de saber a opinião de vocês. O que acham? Concordam comigo?

Beijinhos

Hannah Related Posts with Thumbnails

Um comentário:

  1. Hannah, gostei do seu post, resoponsável e consciente, mas a gente não deveria pensar assim em relação aos makes também? Não vejo muito por aí o pessoal valorizando a industria nacional. Será que não é mais fácil falar de uma coisa quando a gente não liga muito, tipo sapatos, e na hora de comprar uma make brazuka a coisa muda de figura?
    Sei não, é spo uma reflexão...
    arabéns pelo blog!!
    Ale

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...